Neovero lança novo recurso: registro de múltiplas paradas

Com o Sistema Neovero, já é possível informar todas as paradas sofridas por um equipamento na mesma ordem de serviço, assegurando indicadores de disponibilidade exatos.

dashboard do sistema neovero com métricas de disponibilidade de equipamentos hospitalares

Dashboard do Sistema Neovero com indicativos de disponibilidade de equipamentos hospitalares.

Vários são os indicadores utilizados diariamente pelos profissionais de engenharia clínica e manutenção hospitalar, sendo o coeficiente de disponibilidade um dos mais relevantes para o controle da performance dos ativos e, consequentemente, para o incremento da rentabilidade financeira dos hospitais e da qualidade dos serviços fornecidos aos pacientes.

Em contínua evolução, a Neovero desenvolveu a funcionalidade de múltiplas paradas: que permite prover todo o histórico de indisponibilidade de um equipamento em única ordem de serviço.

Como funciona?

De forma simples, os técnicos poderão informar o início e o fim de cada parada, caso isso venha acontecer dentro do ciclo de gestão da ordem de serviço.

dashboard do sistema neovero com novo recurso para registro de múltiplas paradas de equipamentos hospitalares na mesma ordem de serviço

Novo recurso do Sistema Neovero para registro de múltiplas paradas de equipamentos hospitalares na mesma ordem de serviço.

O indicador de disponibilidade: métricas precisas para decisões corretas

O indicador de disponibilidade de equipamentos expressa o percentual de tempo em que o equipamento esteve em pleno funcionamento em um dado período.

FÓRMULA: % = (1- Somatório de Tempo de parada/Tempo Total) *100

dashboard do sistema neovero com métricas de indisponibilidade de equipamentos hospitalares

Dashboard do Sistema Neovero com métricas de indisponibilidade de equipamentos hospitalares

Com a possibilidade de inserção de todas as paradas acontecidas durante os trabalhos preventivos ou corretivos na mesma ordem de serviço, as oficinas de manutenção têm ao seu dispor métricas exatas sobre o tempo de parada total dos equipamentos, ajustando desta forma a medição do índice de disponibilidade para valores 100% reais.

Convém salientar que o acompanhamento periódico do indicativo de disponibilidade dos ativos proporciona à gestão hospitalar condições para ir além no alcance das metas quantitativas e qualitativas, bem como no êxito para a receita da instituição, mas acima de tudo, favorece a continuidade e qualidade no cuidado do paciente.

Neste sentido, existem situações que podem ser previstas com um bom uso do percentual de disponibilidade correlacionados com outros indicadores, baseados em conceitos acessíveis, como falha potencial e a falha funcional, ambos ligados diretamente à precisão do monitoramento: com o uso contínuo, os equipamentos apresentam pequenos sintomas que podem tomar proporções de problema técnico e gerar transtornos com a sua indisponibilidade. Esta é a chamada falha potencial. Quando esta não é resolvida a tempo, chega-se ao pior cenário: a falha funcional, ou seja, quando o equipamento deixa de operar.  Quanto maior o tempo de detecção e resolução das falhas potenciais, maiores serão os impactos no cuidado ao paciente e em toda cadeia hospitalar.

Por tanto, a exatidão dos dados emitidos pelo Neovero colabora diretamente em questões extremamente críticas, tais como: avaliação de performance de modelos de equipamento e fabricantes utilizados, acompanhamento do volume de retrabalhos ou acompanhamento do quadro de lucro cessante da instituição.

Mais um passo evolutivo do nosso sistema baseado no atendimento das reais necessidades dos nossos clientes.